SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue3A prospective study on the use of rivastigmine transdermal patch in Alzheimer's dementia in a routine clinical setting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764

Abstract

RIBAS, Valdenilson Ribeiro et al. Atividade de controle de tráfego aéreo aumenta a capacidade de atenção em controladores de vôo. Dement. neuropsychol. [online]. 2010, vol.4, n.3, pp.250-255. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/S1980-57642010DN40300015.

Os controladores de tráfego aéreo (CTA) desenvolvem em suas atividades tarefas complexas e múltiplas simultaneamente. Nesse contexto, surge a preocupação com a necessidade de um maior nível de atenção desses profissionais que pode ser afetada pelo estresse e fadiga.

Objetivos:

O objetivo deste trabalho foi avaliar o nível de atenção em controladores de tráfego aéreo (CTA).

Métodos:

Foram avaliados 45 profissionais de proteção ao vôo, sendo 30 CTA, subdivididos em CTA com dez ou mais anos na profissão (CTA³10, n=15) e CTA com menos de dez anos na profissão (CTA<10, n=15) e 15 operadores de serviços de informações aeronáuticas (AIS), subdivididos em AIS com dez anos ou mais na profissão (AIS³10, n=8) e AIS com menos de dez anos na profissão (AIS<10, n=7). Foram utilizados os testes de atenção digit symbol, d2 (o indivíduo deve marcar a letra d em um formulário específico, contendo 14 linhas com 47 letras cada, mantendo sempre o foco na letra d que aparece acompanhada de dois traços), span de dígitos em ordem direta e inversa e teste de dependência auditiva para adição em série (PASAT). Foi utilizado o Kruskal-Wallis e os dados expressos em mediana (mínimo e máximo), p<0,05.

Resultados:

Os CTA³10 apresentaram maior foco de atenção, manutenção do foco, capacidade de manipulação mental e resistência à interferência, quando comparados aos AIS³10, mas quando comparados aos AIS<10 apresentaram somente maior resistência à interferência e quando comparados aos CTA<10, menor foco.

Conclusões:

A atividade de controle de tráfego aéreo após dez anos pode apresentar um alto nível de atenção.

Keywords : controlador de tráfego aéreo; serviços de informações aeronáuticas; atenção.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )