SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Neural correlates of lexical-semantic memory: A voxel-based morphometry study in mild AD, aMCI and normal agingDepressive symptoms in elderly participants of an open university for elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764

Abstract

CHARCHAT-FICHMAN, Helenice; OLIVEIRA, Rosinda Martins  and  SILVA, Andreza Morais da. Desempenho de crianças brasileiras em testes de fluência verbal fonêmica e semântica. Dement. neuropsychol. [online]. 2011, vol.5, n.2, pp.78-84. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/S1980-57642011DN05020004.

Os paradigmas de fluência verbal mais usados são tarefas de fluência verbal fonêmica e por categoria semântica. Estudos indicam que estes paradigmas acessam a memória semântica e as funções executivas. Existem poucos estudos com amostras brasileiras sobre estes paradigmas.

Objetivo:

Investigar o desempenho e efeito de idade de crianças brasileiras em paradigmas de fluência verbal, comparar os resultados com estudos estrangeiros e avaliar a consistência dos critérios de pontuação entre examinadores.

Métodos:

Uma amostra de 119 crianças, entre 7 e 10 anos de idade, foi submetida a três tarefas de fluência por letra (F, A, M) e três de fluência semântica (animais, roupas, frutas). Trinta protocolos foram pontuados por dois examinadores independentes.

Resultados:

Observou-se correlação positiva e significativa entre os escores calculados pelos dois examinadores independentes. Também verificou-se uma correlação positiva e significativa entre as tarefas de fluência semântica e entre as tarefas de fluência por letra. O efeito de idade foi significante para os dois tipos de tarefa e observou-se diferença significativa entre o desempenho dos grupos de 7 e 9 anos, assim como entre 7 e 10 anos de idade. O desempenho do grupo de 8 anos não foi diferente dos outros grupos.

Conclusão:

O padrão de resultados observado é comparável a estudos estrangeiros.

Keywords : desenvolvimento infantil; memória; testes neuropsicológicos,funções executivas; testes de linguagem; cognição..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )