SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Performance of Brazilian children on phonemic and semantic verbal fluency tasksUse of memory strategies among younger and older adults: Results from objective and subjective measures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764

Abstract

BATISTONI, Samila Sathler Tavares et al. Sintomas depressivos em idosos participantes de uma universidade aberta à terceira idade. Dement. neuropsychol. [online]. 2011, vol.5, n.2, pp.85-92. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/S1980-57642011DN05020005.

Embora a prevalência de transtornos depressivos entre idosos seja menor do que entre a população mais jovem, a presença de sintomas significativos de depressão é frequente nesse grupo. Estudos documentam que a participação em atividades sociais, educacionais e de lazer se relacionam com a diminuição de sintomas depressivos nessa população.

Objetivo:

Este estudo examinou a prevalência de sintomas depressivos entre idosos participantes de uma Universidade Aberta para a Terceira Idade, tendo como referencial o tempo de participação.

Métodos:

O estudo teve um delineamento transversal, com a participação de 95,2% (n=184) do total dos inscritos no primeiro semestre de 2010 nas atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Todos responderam a um questionário sócio-demográfico e à Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15).

Resultados:

Observou-se a associação entre o tempo de participação superior a um semestre na Universidade da Terceira Idade e menor índice de sintomas depressivos.

Conclusão:

O tempo de participação superior a um semestre letivo associou-se com menor sintomatologia depressiva, atuando como um possível fator protetor contra a depressão.

Keywords : envelhecimento; depressão; universidade aberta à terceira idade..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )