SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Depressive symptoms in elderly participants of an open university for elderlyCognitive performance of long-term institutionalized elderly patients with schizophrenia: A case control study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764

Abstract

FABRICIO, Aline Teixeira  and  YASSUDA, Mônica Sanches. O uso de estratégias de memória entre jovens e idosos: resultados de medidas objetivas e subjetivas. Dement. neuropsychol. [online]. 2011, vol.5, n.2, pp.93-98. ISSN 1980-5764.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-57642011DN05020006.

A memória tem um papel fundamental na identidade das pessoas e um papel vital na vida humana, pois nos permite interpretar o nosso meio e tomar decisões. É sabido que o processo de envelhecimento pode ser acompanhado pelo declínio cognitivo em alguns subsistemas de memória. No entanto, o uso de estratégias de memória pode auxiliar na codificação e recuperação de novas informações.

Objetivo:

Identificar e comparar, por meio de medidas objetivas e subjetivas, as estratégias de memória utilizadas de forma espontânea por jovens e idosos.

Métodos:

Vinte e seis estudantes universitários do primeiro ano e trinta e três idosos matriculados na Universidade Aberta à Terceira Idade completaram um teste de memória visual, incluindo 18 figuras em preto e branco, memorizaram uma história curta, completaram uma questão aberta sobre o uso de estratégias de memória, e selecionaram as estratégias que usaram dentre uma lista de possíveis estratégias, e preencheram uma medida de autoeficácia para memória. A medida de categorização de Bousfield foi calculada a partir do protocolo de recordação da lista de figuras.

Resultados:

Os jovens apresentaram desempenho melhor do que os idosos nas tarefas de memória, e mostraram-se mais confiantes. Os dois grupos relataram usar estratégias semelhantes.

Conclusão:

Os jovens e idosos parecem enfrentar as tarefas de memória de forma semelhante, no entanto, os jovens superam os adultos idosos no desempenho objetivo.

Keywords : memória; envelhecimento; jovens; estratégias..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )