SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Cognitive performance of long-term institutionalized elderly patients with schizophrenia: A case control studyWorries about memory loss and knowledge on Alzheimer's disease in community-dwelling elderly from Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764

Abstract

VENEGAS, Mayra Jacuviske  and  MANSUR, Leticia Lessa. Fluência verbal: efeito do tempo na geração de itens. Dement. neuropsychol. [online]. 2011, vol.5, n.2, pp.104-107. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/S1980-57642011DN05020008.

Desconhece-se a distribuição da geração de itens/tempo, no desempenho de idosos na fluência verbal (FV).

Objetivo:

Analisar número de itens produzidos, sua distribuição e o impacto do primeiro quartil no resultado final da prova.

Métodos:

31 indivíduos (média de idade=74 anos; escolaridade média=8.16) realizaram testes.

Resultados:

O número de itens produzidos no primeiro quartil diferiu dos demais nas fluências semântica e fonológica; 40% dos itens foi produzido no primeiro quartil. Não houve efeito de idade e a escolaridade influenciou o primeiro e segundo quartis da fluência semântica e os três primeiros quartis da fluência fonêmica.

Discussão:

O estudo mostra que a curva assintótica de desempenho nos quartis da FV pode ser notada antes dos 30 segundos observados em prévios estudos, já nos 15 segundos iniciais. Adicionalmente, nosso estudo mostra que o efeito de escolaridade está associado ao desempenho nos dois primeiros quartis na fluência semântica e aos três primeiros quartis na fluência fonêmica.

Conclusão:

O efeito de escolaridade foi notado em aspectos semânticos e executivos da FV. A forma abreviada da FV é interessante proposta para a avaliação clínica.

Keywords : fluência verbal; avaliação; cognição; linguagem..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )