SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Verbal fluency: Effect of time on item generationElderly patients with Alzheimer's disease and their family relationships: Caregiver perspectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764

Abstract

MATIOLI, Maria Niures P.S. et al. Influências das características sociodemográficas no conhecimento sobre doença de Alzheimer numa população de idosos da cidade de Santos. Dement. neuropsychol. [online]. 2011, vol.5, n.2, pp.108-113. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/S1980-57642011DN05020009.

A doença de Alzheimer (DA) é a causa mais comum de demência. Determinar os fatores de risco para o desenvolvimento da DA é importante na estratificação de risco e no diagnóstico precoce. Falta de conhecimento sobre a DA, percepção de perda de memória como parte do envelhecimento normal e más condições de socioeconômicas podem também estar implicadas.

Objetivo:

Avaliar o conhecimento sobre DA numa população alfabetizada de idosos e correlacionar esses achados com suas características sociodemográficas.

Métodos:

Este estudo descritivo envolveu 994 voluntários de Setembro de 2007 a Maio de 2008 na cidade de Santos, São Paulo, Brasil. Eles se dispuseram a responder um questionário simples composto de 8 questões sobre o conhecimento da DA e preocupações com a perda de memória.

Resultados:

Um maior conhecimento sobre DA foi associado à escolaridade >8 anos de estudo, ao gênero feminino e a idade entre 60 e 70 anos. Além disso, 52,8% dos respondedores (IC 95% - 49,5-56,0%) disseram que perda de memória faz parte do envelhecimento normal e 77,5% (IC 95% - 74,7-80,1%) relataram que nunca haviam procurado um médico para avaliação de memória.

Conclusão:

Nosso estudo reforça o fato de que a primeira linha de prevenção do diagnóstico tardio de demência é a promoção da saúde, especialmente tendo em foco indivíduos maiores de 70 anos, gênero masculino e maior escolaridade, nossa população de mais alto risco. Também traz evidências de que estratégias para promover a iniciativa dos médicos no cuidado aos problemas de memória são de grande importância.

Keywords : doença de Alzheimer; demência. estudos epidemiológicos..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )