SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Worries about memory loss and knowledge on Alzheimer's disease in community-dwelling elderly from BrazilDeaf individuals who work with computers present a high level of visual attention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764

Abstract

CACHIONI, Meire et al. Idosos com demência de Alzheimer e suas relações familiares: perspectivas do cuidador. Dement. neuropsychol. [online]. 2011, vol.5, n.2, pp.114-122. ISSN 1980-5764.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-57642011DN05020010.

Objetivos:

Buscou-se no presente estudo averiguar como ocorrem as relações familiares de idosos portadores de Alzheimer na perspectiva de cuidadores.

Métodos:

Participaram do estudo dezesseis familiares/cuidadores, aplicando-se roteiro semi-estruturado sobre relações familiares. Foram feitas tabelas de frequência das variáveis categóricas (gênero, escolaridade, renda individual e ocupação atual). Foram calculadas estatísticas descritivas das variáveis contínuas, como a idade. As respostas às questões abertas foram submetidas à análise de conteúdo de Bardin. Utilizou-se o programa Epidata para armazenamento dos dados e para análise estatística o programa computacional SPSS v.17.0.

Resultados:

A família é a principal fonte de cuidado, o perfil do cuidador em sua maioria foi do gênero feminino e a sobrecarga emocional diferentemente dos estudos encontrados não foi uma queixa muito presente na amostra estudada. Considera-se que os vínculos criados entre os membros familiares e a experiência de vida de cada indivíduo influenciam na maneira como os entrevistados lidam com a DA.

Conclusão:

As relações familiares de cuidadores de pacientes com DA é um desafio permanente, resultante tanto da troca de papéis na estrutura familiar, como em virtude da progressão da doença do paciente. Entretanto a participação em atividades psicológicas e socioeducativas em instituições pioneiras no Brasil atuam como mediadores do estresse na vida tanto do cuidador como do paciente.

Keywords : idosos; demência; doença de Alzheimer; relações familiares..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )