SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Subjective memory complaints associated with depression and cognitive impairment in the elderly: A systematic reviewPatients with dementia syndrome in public and private services in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764

Abstract

OLIVEIRA, Glaucia Martins de et al. Relações entre previsão de desempenho de memória episódica e variáveis sociodemográficas entre idosos saudáveis. Dement. neuropsychol. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.58-63. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/S1980-57642015DN91000008.

Estudos prévios sugerem que a previsão de desempenho, um dos aspectos da metamemória, pode estar associada ao desempenho em tarefas de memória.

OBJETIVO:

Objetivou-se descrever a previsão de desempenho antes da realização de uma tarefa de memória episódica em idosos residentes na comunidade, divididos por sexo, faixas de idade e escolaridade. Adicionalmente, objetivou-se estudar a associação entre a previsão de desempenho com o desempenho objetivo em tarefa de memória.

MÉTODOS:

Foram utilizados os dados de 359 idosos participantes do estudo FIBRA realizado em Ermelino Matarazzo, São Paulo. Foi utilizada uma questão referente à previsão de desempenho: "Se alguém lhe mostrasse uma folha com desenhos de 10 figuras para observar por 30 segundos, quantas figuras o/a senhor/a acha que conseguiria se lembrar em seguida sem ver a folha?". O desempenho de memória foi avaliado pela memorização de 10 figuras em preto e branco da Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC).

RESULTADOS:

Não foram encontradas diferenças entre homens e mulheres, entre faixas etárias ou de escolaridade para a previsão de desempenho antes da realização de tarefa de memória. Houve associação modesta (rho=0,11, p=0,041) entre a previsão de desempenho e o desempenho em memória imediata. Na análise de regressão linear multivariada a previsão de desempenho associou-se de forma moderatemente significante com a memória imediata (p=0,061).

CONCLUSÃO:

Neste estudo observou-se que as variáveis sociodemográficas não influenciaram a previsão de desempenho que esteve associada de forma modesta com a memória imediata na Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC).

Keywords : memória; previsão de desempenho; metamemória; idosos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )