SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Frontostriatal grey matter atrophy in amyotrophic lateral sclerosis A visual rating studyCommon mental disorder among family carers of demented older people in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764On-line version ISSN 1980-5764

Abstract

MEMORIA, Cláudia M. et al. APLICABILIDADE DO TESTE DE VARIÁVEIS DE ATENÇÃO – T.O.V.A EM ADULTOS BRASILEIROS. Dement. neuropsychol. [online]. 2018, vol.12, n.4, pp.394-401. ISSN 1980-5764.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-57642018dn12-040009.

O funcionamento da atenção é complexo, função primordial em diversos processos cognitivos e de grande interesse para a neuropsicologia. O Teste de Variáveis de Atenção (T.O.V.A) é um teste computadorizado de desempenho contínuo que avalia alguns componentes de atenção, como tempo de resposta a um estímulo e erros por desatenção e impulsividade.

Objetivo:

1) Avaliar a aplicabilidade do T.O.V.A em adultos brasileiros; 2) Analisar as diferenças de desempenho entre os gêneros, faixas etárias e níveis de escolaridade; 3) Examinar a associação entre as variáveis T.O.V.A e outros testes de atenção e triagem cognitiva.

Métodos:

O TOVA foi aplicado a 63 adultos saudáveis (24 a 78 anos) submetidos ao Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Montreal Cognitive Assessment (MoCA), Digit Span e Digit Symbol (Wechsler Intelligence Scale for Adults – WAIS-III) e o Trail Making Test.

Resultados:

T.O.V.A teve pouca influência da idade e escolaridade, mas foi influenciado pelo gênero. As correlações entre algumas variáveis T.O.V.A e o símbolo Digit e o teste Trail Making foram fracas (valores de r entre 0,2 e 0,4), mas significativas (p <0,05). Não houve correlação com o teste Digit Span.

Conclusão:

T.O.V.A apresentou boa aplicabilidade e foi adequado para avaliar os processos de atenção em adultos.

Keywords : atenção; avaliação informatizada; adultos; idosos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )