SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue46ISSUES CONCERNING THE RELATIONSHIP COMMUNICATION-MIGRATIONMEDIA REPRESENTATIONS OF IMMIGRANTS IN ITALY: FRAMING REAL AND SYMBOLIC BORDERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana

Print version ISSN 1980-8585On-line version ISSN 2237-9843

Abstract

COGO, Denise  and  RIEGEL, Viviane. “I’m an immigrant”: cosmopolitismo, alteridade e fluxos comunicacionais em uma campanha anti-xenofobia no Reino Unido. REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum. [online]. 2016, vol.24, n.46, pp.23-43. ISSN 2237-9843.  https://doi.org/10.1590/1980-85852503880004603.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as relações entre comunicação, cosmopolitismo e alteridade nos processos migratórios, a partir da análise crítica do discurso de uma campanha publicitária anti-xenofobia, denominada “I’m an Immigrant”, realizada em 2015 no Reino Unido. A partir de uma discussão conceitual acerca das noções de cosmopolitismo, identidades e alteridade nas suas conexões com as representações e práticas de cidadania das migrações transnacionais, analisamos os discursos dos textos das peças da campanha que foram veiculadas em espaços urbanos da cidade de Londres e em espaços digitais da internet. A análise evidenciou que a campanha colabora para atribuir visibilidade aos migrantes a partir da singularização de suas trajetórias. Contudo, essa singularização se constrói, por um lado, a partir da ênfase em uma dimensão economicista que associa imigração a trabalho, sem expor suas contradições, e, por outro lado, é fundamentada em um modelo ocidental, branco e laico que opera para o apagamento de diferenças que constituem as culturas migratórias do Reino Unido.

Keywords : migrações transnacionais; cosmopolitismo; alteridade; fluxos comunicacionais; Reino Unido.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )