SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue46Migration and social uses of facebook: An Approach to Senegalese Web Diaspora in Rio Grande do SulIntercultural education. Theories, policies and practices of cultural pluralism in Italian education system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana

Print version ISSN 1980-8585On-line version ISSN 2237-9843

Abstract

ELHAJJI, Mohammed  and  MALERBA, João Paulo. DOS USOS COMUNITÁRIOS DA WEBRADIOFONIA NO CONTEXTO MIGRATÓRIO TRANSNACIONAL. REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum. [online]. 2016, vol.24, n.46, pp.109-127. ISSN 2237-9843.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-85852503880004608.

O fenômeno migratório experimenta, na atualidade, excepcional intensificação. Além das causas sociais, econômicas e políticas, contribuem fatores tecnológicos e simbólico-subjetivos. O desejo e a necessidade de produção de narrativas próprias, que auxiliem na manutenção dos vínculos do migrante para com a comunidade de origem e de diáspora, encontram amparo em recursos midiáticos inovadores, agrupados sob a noção de ‘webdiáspora’. Dentre eles, destacamos as webrádios comunitárias dos grupos migrantes – objeto do presente estudo, no afã de apreender algumas das modalidades de organização das comunidades migrantes, suas estratégias de conquista de cidadania global e de atuação nos espaços transnacionais. Tendo como baliza o estudo de caso de webrádios de comunidades migrantes, buscamos evidenciar as potencialidades e os limites da webdiáspora para a democratização dos meios e os desafios teóricos e conceituais que tais mudanças representam para os estudos de comunicação comunitária.

Keywords : migrações transnacionais; webrádios comunitárias; comunicação comunitária; TICs.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )