SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Variabilidade do índice de área foliar em campos naturais e floresta de transição na região Sul do AmazonasAvaliação de desempenho ambiental de sistemas para fornecimento de água quente para uso doméstico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

WESCHENFELDER, Silvio Edegar; BORGES, Cristiano Piacsek  e  CAMPOS, Juacyara Carboneli. Avaliação de membranas para o tratamento de água proveniente do processo de extração de petróleo. Rev. Ambient. Água [online]. 2015, vol.10, n.2, pp.376-385. ISSN 1980-993X.  https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1578.

Grandes quantidades de água são geradas durante o processo de extração de petróleo. A reinjeção deste efluente é frequentemente a opção mais adequada por considerações ambientais. Para esta finalidade a água produzida deve apresentar características que evitem o tamponamento das rochas do reservatório, ou seja, teores de sólidos suspensos e óleos e graxas devem ser inferiores a 5 mg L-1. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de membranas para o tratamento de água produzida por meio de ensaios de longa duração com efluente real, levando-se em conta a evolução do fluxo de permeado e as características do efluente gerado. Os resultados indicam que mediante o emprego de membranas com tamanho de poros igual 0,1 (m é possível a obtenção de uma corrente de permeado com teores de sólidos inferiores a 1 mg L-1 e teores de óleos e graxas na faixa de 1 a 3 mg L-1. Após 50 horas de permeação, os fluxos de permeado obtidos foram de 50 L h-1 m-2 para a membrana polimérica e 300 L h-1 m-2 para a membrana cerâmica. Com o processo de regeneração química foi possível o reestabelecimento de 95% da permeabilidade original da membrana cerâmica e 30% da permeabilidade da membrana polimérica. Considerando-se a qualidade do permeado, a eficiência de regeneração da membrana e o fluxo obtido, é possível apontar o processo de separação por membranas cerâmicas como uma tecnologia alternativa para o tratamento da água produzida, com a vantagem de ser um processo compacto e robusto.

Palavras-chave : reuso; regeneração da membrana; testes de longa duração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )