SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Avaliação de membranas para o tratamento de água proveniente do processo de extração de petróleoAvaliação de métodos de baixo custo para medição de vazão em córregos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

KULAY, Luiz Alexandre; VINAS, Rafael Selvaggio  e  HESPANHOL, Ivanildo. Avaliação de desempenho ambiental de sistemas para fornecimento de água quente para uso doméstico. Rev. Ambient. Água [online]. 2015, vol.10, n.2, pp.386-401. ISSN 1980-993X.  https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1364.

O perfil de consumo do cidadão brasileiro vem se alterando no sentido de buscar alternativas que reduzam despesas. Um dos focos principais dessa mudança de atitude são os dispêndios de eletricidade, em particular no que se refere a sistemas de aquecimento de água. Os fabricantes desses equipamentos agregam valor a seus produtos muito além do preço; uma via regularmente usada por tal estratégia é a valorização do desempenho ambiental. O presente estudo comparou em termos de desempenho ambiental, quatro modais de aquecimento de água para banho: elétrico, a gás, solar e híbrido, operados sob mesmas condições. A verificação foi realizada por meio da técnica de Avaliação de Ciclo de Vida, para categorias de impacto de mudanças climáticas, acidificação, eutrofização e depleções de recursos hídricos, fósseis e de metais. Os resultados indicaram que os sistemas elétrico e híbrido são menos agressivos ao ambiente em todos os impactos verificados, e que o sistema a gás detém o pior desempenho do conjunto. Por depender de eletricidade nas condições em que o estudo se desenvolveu, o aquecimento solar foi bastante penalizado.

Palavras-chave : consumo energético; aquecimento de água; ACV; impactos ambientais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )