SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Remoção de matéria orgânica e nitrogênio em biorreator com membranas submersas operando em condição de nitrificação e desnitrificação simultâneaAnálise da influência de parâmetros ambientais no fluxo de metano em áreas alagáveis e lagoas permanentes na região do Rio Abobral, no Pantanal, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

CAMPOS, Fábio  e  PIVELI, Roque Passos. Redução da toxicidade aguda de lixiviado de aterro sanitário em co-tratamento com esgoto doméstico pelo processo integrado de lodo ativado com biofilme em leito móvel. Rev. Ambient. Água [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.316-326. ISSN 1980-993X.  http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.1835.

Neste estudo objetivou-se avaliar a redução da toxicidade aguda no efluente gerado pelo processo híbrido IFAS (Integrated Fixed-Film Activated Sludge) tratando lixiviado de aterro sanitário com esgoto doméstico, por meio de ensaios de toxicidade aguda sobre bactérias marinhas Allivibrio fischeri e microcrustáceo Daphnia similis. Com o intuito de avaliar a capacidade do tratamento no abrandamento da toxicidade do afluente, foram desenvolvidas três etapas experimentais com contribuições de lixiviado na composição do afluente de: 5%, 10% e 20% da carga total de DBO. De uma forma geral, os resultados demonstram que mesmo na maior contribuição de lixiviado não ocorreram alterações significativas no comportamento e eficiência do processo biológico; contudo, em relação ao grau de toxicidade aguda observado no afluente, foi possível se obter apenas alteração na sua classificação de Muito Tóxico para Tóxico nos efluentes nas três fases de operação, mesmo chegando a níveis de redução em torno de 70% como o obtido na última etapa do estudo; o que evidencia a necessidade de um maior controle e avaliação dessa variável. A metodologia empregando a técnica de Microtox(r) mostrou-se mais sensível aos compostos presente nas amostras quando comparada com a técnica utilizando os microcrustáceos D. similis.

Palavras-chave : ecotoxicologia; processos biológicos; tratabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )