SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Remoção de odores de compostos sulforosos de gases industriais por filtros biotricklingAlterações comportamentais em fêmeas de camundongos Swiss expostas à efluente de curtume índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

ANJOS, Marcelo Rodrigues dos et al. Bioacumulação de metilmercúrio em tecidos de peixes no rio Roosevelt, Sudoeste da Bacia Amazônica. Rev. Ambient. Água [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.508-518. ISSN 1980-993X.  http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.1830.

O mercúrio tem sido um dos principais poluentes no sistema do rio Amazonas, cujos níveis em peixes e cabelo humano são geralmente acima dos limites recomendados pelos órgãos de saúde. O objetivo deste estudo foi analisar a concentração de metilmercúrio (MeHg) em tecidos de peixes do rio Roosevelt. Os atributos medidos do rio foram a velocidade da água, profundidade, pH, temperatura, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, e profundidade. Cinquenta espécimes distribuídas em 14 espécies de peixes foram coletadas. A ordem Characiformes representou 64,3% das espécies amostradas e os carnívoros representaram 71,4%. Cinquenta por cento das espécies apresentaram concentrações de MeHg acima do limite (Hg-T 0,5 mg kg-1) estabelecido para os alimentos pela Organização Mundial de Saúde. Cichla monoculus apresentou o maior valor de MeHg (2,45 mg kg-1). A concentração de MeHg variou por hábitos alimentares. Este estudo demonstrou bioacumulação de MeHg em tecidos de peixes, como segue: carnívoros > detritívoros > frugívoros. Baixas correlações entre peso ou cumprimento de peixe e MeHg foram encontradas. Recomenda-se um estudo mais aprofundado de contaminação do MeHg em tecidos de peixes consumidos nas comunidades ribeirinhas na bacia do rio Roosevelt.

Palavras-chave : biomagnificação; contaminação química; poluição aquática..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )