SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Cloreto de sódio como uma substância de referência para três parâmetros de crescimento usados no teste com Lemna minor L. (1753) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

COLLIVIGNARELLI, Carlo. Segurança da água: um dos objetivos primários do nosso tempo. Rev. Ambient. Água [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.1-7. ISSN 1980-993X.  https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1994.

Este artigo discute os benefícios de uma abordagem inovadora para o problema da segurança da água introduzido pela OMS em 2004, por meio do estabelecimento do Plano de Segurança da Água (acrônimo em Inglês WSP). Foi recentemente incluído na Directiva da Comissão (UE) 2015/1787 - 6 de outubro de 2015 - cuja implementação está prevista nos países da UE até 27 de outubro de 2017. O WSP é o meio mais eficaz para garantir consistentemente a segurança de um abastecimento de água potável. O método baseia-se no uso de uma abordagem de gestão de avaliação e gerenciamento abrangente de risco, que envolve todas as etapas de abastecimento de água desde a captação até o consumidor. O conhecimento adquirido por algumas experiências de aplicação do WSP, tanto na Itália quanto em países com recursos limitados, está demonstrando a eficácia do modelo como a melhor maneira de gerenciar o sistema de água potável e proteger a saúde pública.

Palavras-chave : água potável; gestão de riscos; plano de segurança da água..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )