SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Segurança da água: um dos objetivos primários do nosso tempoSedimentos das microbacias do Ribeirão Frutal e Córrego Bebedouro (Frutal, MG) como indicador da ação antrópica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

GODOY, Aline Andrade; CARVALHO, Luciano Bastos de; KUMMROW, Fábio  e  PAMPLIN, Paulo Augusto Zaitune. Cloreto de sódio como uma substância de referência para três parâmetros de crescimento usados no teste com Lemna minor L. (1753). Rev. Ambient. Água [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.8-16. ISSN 1980-993X.  https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1986.

Protocolos padronizados do teste de inibição de crescimento com Lemna sp. sugerem a utilização de compostos, tais como 3,5-diclorofenol, como substâncias de referência para verificar a sensibilidade dos organismos rotineiramente. No entanto, este e outros produtos químicos apresentam riscos para a saúde humana e para o meio ambiente. O cloreto de sódio (NaCl) surge como uma substância de referência alternativa menos tóxica que tem sido utilizada com sucesso na rotina em testes ecotoxicológicos. No entanto, a avaliação deste composto em múltiplos parâmetros de crescimento utilizados no teste com L. minor, que é necessária para recomendá-lo como substância de referência para este organismo-teste, não foi ainda relatada. No presente estudo, o NaCl foi testado com L. minor para os parâmetros de crescimento número de frondes, área total das frondes e peso fresco. Os resultados mostraram sensibilidade e reprodutibilidade aceitáveis (coeficiente de variação < 15,0%) para todos os três parâmetros avaliados. Foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os valores de CE50 calculados com base nos três parâmetros (p < 0,05). A área total das frondes foi o parâmetro mais sensível, com valor médio de CE50 de 2742,80 ± 245,7 mg L-1. Estima-se que o NaCl pode ser uma substância de referência alternativa adequada e que a área total das frondes deve ser o parâmetro de escolha para testes de sensibilidade utilizando NaCl.

Palavras-chave : Fitotoxicidade; garantia de qualidade; lentilha d’água..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )