SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Cloreto de sódio como uma substância de referência para três parâmetros de crescimento usados no teste com Lemna minor L. (1753)Metodologia de avaliação da gestão da água para o planejamento urbano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

BRITO, Sofia Luiza; PEREIRA, Thiago Torres Costa  e  MARTINS, Inez Cristina. Sedimentos das microbacias do Ribeirão Frutal e Córrego Bebedouro (Frutal, MG) como indicador da ação antrópica. Rev. Ambient. Água [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.17-32. ISSN 1980-993X.  https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1978.

A degradação do solo é um processo físico intensificado por fatores políticos e socioeconômicos, acentuado drasticamente pelo crescimento da população no século XX. O objetivo deste estudo foi avaliar os sedimentos do Ribeirão Frutal e Córrego Bebedouro, localizados no município de Frutal, Minas Gerais, Brasil, e sua relação com as principais atividades humanas que são responsáveis pelo processo avançado de erosão do solo e assoreamento. Foram coletadas amostras entre 2012 e 2013 para determinar a composição granulométrica, teor de matéria orgânica e sais minerais encontrados nos sedimentos. Para a medição do tamanho das partículas, foi utilizada a escala de Wentworth e, posteriormente, as classes de tamanho foram reagrupadas para a escala ABNT (NBR 6502/1995). De acordo com os resultados, a agricultura e a pecuária são as principais atividades que causam erosão acelerada e assoreamento em ambas as bacias hidrográficas. O Córrego Bebedouro é melhor preservado, uma vez que se encontra totalmente inserido na área rural, com mata ciliar melhor preservada do que o trecho médio do Ribeirão Frutal, localizado na área urbana. O quartzo é o mineral predominante nos sedimentos devido ao solos da região serem formados por arenitos, consequentemente, com poucos elementos nutricionais. A análise de componentes principais mostrou que parâmetros de qualidade da água estão correlacionados com a fração silte/argila e matéria orgânica na maioria das estações.

Palavras-chave : cerrado; erosão do solo; latossolo vermelho..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )