SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Sedimentos das microbacias do Ribeirão Frutal e Córrego Bebedouro (Frutal, MG) como indicador da ação antrópicaAgentes naturais multi vetores geo-inspirados na gestão ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

ULIAN, Giovana; CARTES, Ivan  e  LIMA, Maria Manuela C. Lemos. Metodologia de avaliação da gestão da água para o planejamento urbano. Rev. Ambient. Água [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.33-46. ISSN 1980-993X.  http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.1917.

Um dos grandes desafios aos planejadores do espaço urbano está em conciliar o uso dos recursos naturais com a necessidade de preservá-los. Neste sentido a água, enquanto recurso natural prioritário, fundamenta a existência e promove as atividades humanas. O crescimento populacional e a expansão urbana desafiam a disponibilidade de água. Desta forma é essencial diagnosticar os impactos do desenvolvimento para prognosticar cenários futuros, possibilitando nortear ações preventivas e a tomada de decisão. O objetivo deste estudo é apresentar uma metodologia de avaliação diagnóstica para a gestão da água como ferramenta prática e direta que permite auxiliar no levantamento de informações necessárias para o planejamento urbano equilibrado e harmônico, aplicável a cidades brasileiras de porte médio.

Palavras-chave : abastecimento de água; crescimento urbano; indicadores de avaliação..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )