SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Metodologia de avaliação da gestão da água para o planejamento urbanoIncertezas e erros na estimativa de vazões usando modelagem hidrológica e precipitação por RADAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

ROJAS, Edwin Eduardo Millán  e  CASTILLO, José Nelson Pérez. Agentes naturais multi vetores geo-inspirados na gestão ambiental. Rev. Ambient. Água [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.47-56. ISSN 1980-993X.  https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1912.

A gestão ambiental requer novos modelos para minimizar ou controlar os efeitos sobre a população causados por problemas ambientais. A complexidade dos problemas ambientais requer a realização de estudos para o desenvolvimento de modelos para ajustar a dinâmica do ambiente. O modelo de geo-inspiração proposto de vetor multi-agentes natural (Multi-AVNG) permite assistir computacionalmente o dinamismo do órgão ambiental estudado. Este modelo é baseado na teoria de agentes vetores, alterando a sua estrutura para incluir o aspecto ambiental dinâmico usando apenas dois comportamentos, o natural e o induzido, por meio do modelo de vetor em sistemas de informação geográfica e uma função que controla a progressão da entidade ambiental de acordo com os parâmetros definidos para o modelo.

Palavras-chave : gestão ambiental; modelo de multi-agente; simulação..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )