SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Crescimento foliar e atividades das enzimas antioxidativas em plântulas de girassol suplementadas com percolado de aterro sanitário e submetidas a estresse hídricoVegetação arbustivo-arbórea em uma restinga de Jaguaruna, litoral sul do Estado de Santa Catarina, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

LIMA, Letícia Sobral Maia S. et al. Análise de metodologias de quantificação de substâncias húmicas em lixiviados de aterros de resíduos sólidos. Rev. Ambient. Água [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.87-98. ISSN 1980-993X.  https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1972.

Substâncias Húmicas (SH) são definidas como polímeros amorfos, de massa molar elevada, estruturas complexas e heterogêneas, que alteram com frequência as suas conformações em função das interações que ocorrem entre os grupos funcionais presentes na sua estrutura. A presença dessas substâncias principalmente nos lixiviados de aterros de resíduos sólidos e, em maior quantidade, em lixiviados de aterros antigos, dificulta o tratamento dos lixiviados, devido ao alto grau de recalcitrância de tal matéria orgânica. Nesse estudo, dois métodos de quantificação de SH foram testados em dois lixiviados gerados em aterros do Estado do Rio de Janeiro, oriundos do Aterro Controlado de Gericinó (ACG) e o Aterro Metropolitano de Gramacho (AMG), assim como o seu fracionamento nas frações Ácidos Húmicos (AH) e Ácidos Fúlvicos (AF). Os resultados de SH foram, respectivamente, 616 e 608 mg L-1 para o lixiviado proveniente do ACG e 1182 e 1191 mg L-1 para o lixiviado proveniente do AMG. O lixiviado oriundo do ACG apresentou 33% (201 mg L-1) de AH e 67% (411 mg L-1) de AF e o de AMG apresentou 37% (437 mg L-1) de AH e 63% (741 mg L-1) de AF.

Palavras-chave : ácidos fúlvicos; ácidos húmicos; matéria orgânica recalcitrante..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )