SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Vegetação arbustivo-arbórea em uma restinga de Jaguaruna, litoral sul do Estado de Santa Catarina, BrasilAspectos socioambientais e qualidade da água de dessalinizadores nas comunidades rurais de Pentecoste-CE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

AFAZ, Daniela Cristina de Souza; BERTOLAZI, Kaique Bizon; VIANI, Ricardo Augusto Gorne  e  SOUZA, Claudinei Fonseca. Composto de lodo de esgoto para o cultivo inicial de eucalipto. Rev. Ambient. Água [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.112-123. ISSN 1980-993X.  https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1965.

Neste trabalho, foi avaliada a viabilidade do uso de composto de lodo de esgoto, proveniente de estação de tratamento de esgoto, como fertilizante alternativo para o cultivo inicial de eucalipto. O experimento foi realizado em casa de vegetação no CCA - UFSCar, Araras, SP. Os cultivos ocorreram em vasos de 11 L durante 75 dias. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com cinco tratamentos e sete repetições. Os tratamentos adotados foram constituídos por uma testemunha, três tratamentos com composto de lodo de esgoto (25%, 50% e 75% do volume do vaso) e um tratamento com fertilizante mineral convencional, todos em solo arenoso. Ao final do experimento, a taxa de crescimento relativo (TCR) e a massa seca das plantas foram medidas e submetidas à análise de variância seguida pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. A TCR foi maior nos tratamentos com fertilização do que na testemunha, mas não diferiu entre a fertilização mineral e as doses de fertilização orgânica. A massa seca das plantas foi maior no tratamento com 50% do volume do vaso com fertilizante orgânico (p<0,01). Assim, o composto de lodo de esgoto se mostrou com potencial para substituir fertilizantes minerais convencionais no cultivo inicial de eucalipto.

Palavras-chave : composto orgânico; fertilizante; nutrição vegetal,.orgânico classe D; sustentabilidade..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )