SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Composto de lodo de esgoto para o cultivo inicial de eucaliptoComparação entre metodologias de amostragem de água para quantificação de variáveis limnológicas em ambiente lótico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

NEVES, Antônia Leila Rocha; ALVES, Mailson Pereira; LACERDA, Claudivan Feitosa de  e  GHEYI, Hans Raj. Aspectos socioambientais e qualidade da água de dessalinizadores nas comunidades rurais de Pentecoste-CE. Rev. Ambient. Água [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.124-135. ISSN 1980-993X.  https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1722.

Os dessalinizadores de água salobra de poços são bastante utilizados para dotar as comunidades rurais do semiárido brasileiro com água potável, sendo considerada uma tecnologia social de convivência com a seca. No entanto, na dessalinização, além da água potável, é gerada uma água residuária (rejeito) altamente salina que pode gerar sérios impactos ambientais negativos. Objetivou-se avaliar a qualidade da água e a percepção dos usuários quanto aos aspectos socioambientais relacionados à utilização de equipamentos de dessalinização instalados em oito localidades em Pentecoste, Ceará (Mulungu, Muquenzinho, Irapuá, Macacos, Barra do Leme, Capivara, Lagoa da Porta e Providência). Em cada localidade, foram coletadas três amostras de água do poço, dessalinizada e de rejeito, para caracterização físico-química. Os valores de CE para o rejeito variaram de 4,2 a 7,6 dS m-1, representando riscos para o ambiente de acordo com padrões estabelecidos mundialmente. A localidade de Muquenzinho apresenta os maiores valores de pH, CE, Na e Ca para água do poço, dessalinizada e rejeito, em relação às demais localidades. A maior parte do rejeito gerado é utilizada para alimentação animal e a grande maioria da população, independente da localidade, não tem conhecimento se o uso desse rejeito causa algum dano à saúde humana ou ao ambiente.

Palavras-chave : água subterrânea; rejeito de dessalinizador; salinidade; Semiárido..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )