SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Aspectos socioambientais e qualidade da água de dessalinizadores nas comunidades rurais de Pentecoste-CECaracterização hidroambiental de nascentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

LEITE, Mayana Silva Bessa et al. Comparação entre metodologias de amostragem de água para quantificação de variáveis limnológicas em ambiente lótico. Rev. Ambient. Água [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.136-145. ISSN 1980-993X.  https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1781.

Objetivou-se, com o presente trabalho, avaliar duas metodologias de amostragem de água (amostra coletada na profundidade de 15-30 cm e amostra integrada), para determinação de variáveis limnológicas em uma seção transversal do rio Catolé Grande, em diferentes níveis de vazão. Foram quantificadas as variáveis turbidez, pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido e coliformes totais. A comparação dos resultados obtidos, segundo as diferentes metodologias de coleta utilizadas foi realizada utilizando os índices estatísticos eficiência do modelo e coeficiente de determinação e por meio de análise de regressão linear. Houve pequena influência das metodologias de amostragem em relação às variáveis turbidez, condutividade e coliformes totais. Para a variável pH, a amostragem realizada de 15-30 cm de profundidade ocasionou superestimativa dos valores quando comparados à amostra integrada. Com relação à variável oxigênio dissolvido, os valores obtidos a partir da amostragem de 15-30 cm tedem a superestimativas quando as concentrações são inferiores a 6,5 mg L-1, entretanto, quando a concentação é superior a esse valor, esse tipo de amostragem tende a subestimar quando comparada aos valores obtidos por meio da amostra integrada.

Palavras-chave : qualidade da água; pontos de amostragem; vazão..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )