SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue6Energy management: a synthesis of scientific publications on biodigestion for waste managementSustainable access to safe drinking water: fundamental human right in the international and national scene author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ambiente & Água

On-line version ISSN 1980-993X

Abstract

TARGA, Marcelo dos Santos et al. Avaliação do armazenamento de água no solo em áreas de floresta nativa e de eucalipto. Rev. Ambient. Água [online]. 2017, vol.12, n.6, pp.973-984. ISSN 1980-993X.  https://doi.org/10.4136/ambi-agua.2195.

Na região do vale do rio Paraíba do Sul no Estado de São Paulo, Brasil, as áreas de pastagem vêm sendo substituídas por cultivos de eucalipto, o que pode modificar a dinâmica da água nos solos da região. Assim, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o comportamento da água em Latossolo Vermelho-Amarelo em duas coberturas vegetais, uma plantação de eucalipto, de seis anos de idade, e uma floresta nativa, em processo de regeneração há vinte anos. O estudo foi desenvolvido na bacia hidrográfica do rio Una, no período de junho de 2009 a abril de 2011. Foram medidas semanalmente o potencial matricial de água no solo em 96 sensores (Watermark™), instados nas profundidades de 20, 60, e 120 cm. Foram calculados a Capacidade de Água Disponível (CAD) e semanalmente o armazenamento residual do solo para cada camada. Foi observado que, as três camadas reagiram aos processos de precipitação pluvial e evapotranspiração e que houve diferença entre o armazenamento de água no solo nas áreas de eucalipto e de floresta nativa. Não houve restrição de água no período estudado, contudo, as variações no armazenamento em floresta nativa foi mais suave que as variações ocorridas para eucalipto. Na média de todo o período e para as três camadas o armazenamento na floresta nativa e eucalipto respectivamente foram de 88% e 64% da Capacidade de Água disponível (CAD = 183 mm) Esses resultados mostram a capacidade de conservação de água da floresta nativa em bacias hidrográficas.

Keywords : bacias hidrográficas; tensiômetro; uso da água; floresta..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )