SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Avaliação dos efeitos da aplicação de resíduos bioestabilizados no solo em termos de acumulação e lixiviação de metais pesadosComparação de floração de cianobactérias e níveis de parâmetros físicos, químicos e biológicos na represa de Alagados, Ponta Grossa - PR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

ANDRIES, Renata Gaudereto; MATOS, Antonio Teixeira de  e  FREITAS, Wallisson da Silva. Estimativa da produtividade e extração de nutrientes pelas plantas ao longo do comprimento de sistemas wetlands construídos tratando águas residuárias da suinocultura. Rev. Ambient. Água [online]. 2018, vol.13, n.3, e1979.  Epub 17-Maio-2018. ISSN 1980-993X.  http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.1979.

A produtividade e a capacidade de extração de nutrientes presentes na água residuária da suinocultura (SSW), pelas plantas, foi quantificada ao longo de 60 dias em três wetlands construídos de escoamento horizontal subsuperficial (HSSF-CW), cultivados com três diferentes espécies vegetais (Typha latifolia, Alternanthera philoxeroides e Cynodon dactylon). Os resultados mostram o decaimento da produtividade de matéria seca (DMY) e da capacidade de extração de nutrientes (NEC) pelas plantas ao longo do sistema, que proporcionaram a obtenção de equações que relacionam esses parâmetros com o tempo de detenção hidráulica (HRT) para cada espécie. Quando possível, equações gerais que independem da espécie plantada também foram avaliadas. O modelo de melhor ajuste aos dados de produtividade de matéria seca e extração de N-total, N-amoniacal, N-nitrato e P pelas plantas em função do HRT foi o potencial decrescente e para extração de K, foi o linear decrescente. Os coeficientes de determinação das equações para as espécies Alternanthera philoxeroides e Cynodon dactylon, em sua maioria, foram superiores a 0.8. Já as equações gerais apresentaram coeficiente de determinação maior que 90%, em todos os casos.

Palavras-chave : água residuária; modelagem; suinocultura..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )