SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6Peroxidase from green zucchini (Cucurbita pepo L.) immobilized on natural polymers removes phenolic compounds from water samplesSpatio-temporal variability of erosivity in Mato Grosso, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ambiente & Água

On-line version ISSN 1980-993X

Abstract

BELOTTI, Lorrayne et al. Qualidade da fluoretação da água e indicadores de nível municipal em uma região metropolitana Brasileira. Rev. Ambient. Água [online]. 2018, vol.13, n.6, e2270.  Epub Nov 14, 2018. ISSN 1980-993X.  http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.2270.

O objetivo do estudo foi analisar a relação entre a qualidade da fluoretação da água e indicadores de desenvolvimento em nível municipal. Além disso, a concentração de fluoreto foi classificada de acordo com dois critérios para interpretação das amostras. Foi realizado um estudo exploratório ecológico transversal nos municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande Vitória, ES, Brasil. Foram coletadas 648 amostras de água tratada em Estações de Tratamento de Água que abastecem mais de 80% da população de cada município, durante o período de maio a outubro de 2016. A concentração de fluoreto de cada amostra foi determinada através do método do eletrodo específico e os resultados foram categorizados de acordo com a legislação brasileira e o critério proposto pelo Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal. A variável dependente foi a taxa de valores incluídos no intervalo de concentração ideal e as variáveis independentes foram indicadores de nível municipal relacionados às características demográficas, econômicas, saneamento, condições de saúde e desenvolvimento humano. Correlação de Spearman e estatística Kappa foram utilizadas nas análises. O percentual de amostras que apresentou níveis ótimos de fluoreto variou entre 68,1 e 81,4% de acordo com os diferentes critérios. O valor da estatística Kappa entre os critérios foi 0,671 (p<0,001). O nível de desenvolvimento humano, a média de escovação supervisionada e a população total exibiram forte correlação positiva com a qualidade da fluoretação, enquanto, a taxa de mortalidade infantil e a proporção de exodontias apresentaram correlação forte e negativa. A plausibilidade das correlações observadas pode encorajar novas investigações sobre possíveis relações causais.

Keywords : análise da água; indicadores de desenvolvimento; flúor; fluoretação da água; vigilância em saúde..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )