SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Priorização de fármacos nos rios urbanos: o caso dos contraceptivos orais na bacia do rio Belém, Curitiba/PR, BrasilDistribuições e tendências de vazões na bacia hidrográfica do Rio das Velhas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

SANTOS, Vanessa Conceição dos; BLANCO, Claudio  e  OLIVEIRA JUNIOR, José Francisco de. Distribuição da probabilidade de chuva na bacia do rio Tapajós, Amazônia, Brasil. Rev. Ambient. Água [online]. 2019, vol.14, n.3, e2284.  Epub 03-Jun-2019. ISSN 1980-993X.  https://doi.org/10.4136/ambi-agua.2284.

Estudos sobre a probabilidade de chuvas e suas variações espaço-temporais são importantes para o planejamento de recursos hídricos e otimização do calendário de atividades agrícolas. O presente estudo identifica a ocorrência de chuvas pela cadeia de Markov de primeira ordem (CM) e por dois estados da bacia hidrográfica do rio Tapajós (BHRT), Amazônia, Brasil. A análise de agrupamento (AC), baseada no método de Ward, classificou regiões homogêneas e selecionou a amostra para verificar a probabilidade de ocorrência de chuvas por estação. A série histórica de dados diários de precipitação de 80 estações compreendendo o período de 1990-2014 foi usada. A técnica AC identificou 8 regiões homogêneas e suas probabilidades de ocorrência de chuvas, auxiliando assim no estabelecimento de períodos com maior necessidade de agricultura irrigada de acordo com a região. Os resultados sobre a probabilidade de ocorrência de períodos secos e chuvosos na bacia definiram as estações seca (maio a setembro) e chuvosa (outubro a abril). Elementos das probabilidades da matriz de transição mostraram variabilidade em relação ao tempo e, além disso, a influência da posição geográfica da precipitação sazonal na determinação dos períodos seco e chuvoso em locais específicos na bacia do rio Tapajós.

Palavras-chave : análise de agrupamentos; cadeias de Markov; dias secos e chuvosos..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )