SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Remoção de sólidos e da demanda química de oxigênio na biodigestão anaerobia da cama de aviário com diferentes inóculosEficiência da eletrofloculação no tratamento de águas contaminadas por resíduos orgânicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

MIRANDA, Suymara Toledo; MATOS, Antonio Teixeira de; MATOS, Mateus Pimentel  e  SARAIVA, Claudéty. Eficiência de sistemas alagados construídos de escoamento subsuperficial horizontal considerando diferentes materiais suporte e posição de cultivo das espécies vegetais. Rev. Ambient. Água [online]. 2020, vol.15, n.2, e2476.  Epub 09-Abr-2020. ISSN 1980-993X.  http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.2476.

No presente trabalho, avaliou-se a influência do tipo de substrato (garrafas PET amassadas ou brita gnáissica # 0) de preenchimento na eficiência de remoção de poluentes em sistemas alagados construídos de escoamento horizontal subsuperficial (HSSF-CWs) cultivados, de forma consorciada, com capim-elefante cv. Napier (Pennisetum purpureum Schum) e capim-tifton 85 (Cynodon spp.), para o tratamento de água residuária de tanque comunitário de resfriamento de leite (WWMT). Para isso, foram utilizados seis HSSF-CWs, nas dimensões de 0,6 m de altura x 1,0 m de largura x 2,5 m de comprimento. Com o intuito de investigar a possível perda de eficiência na remoção de poluentes pelo sistema, a operação do sistema foi dividida em dois períodos: Período I (de abril a dezembro de 2015) e Período II (abril a dezembro de 2016). Assim, compararam-se estatisticamente, as eficiências na remoção de DBO5, série de sólidos e nitrogênio total (TN), fósforo total (TP), potássio (K) e sódio (Na) da WWMT. Os resultados indicaram que a eficiência dos HSSF-CWs na remoção de poluentes aumentou ou permaneceu semelhante após um ano e nove meses de sua operação e que Garrafas PET amassadas podem constituir alternativa viável de substrato em HSSF-CWs, tendo em vista que propiciaram eficiente remoção de poluentes da WWMT, ao longo de um ano e nove meses de monitoramento. Garrafas PET amassadas são opção viável se substrato para enchimento de HSFF-CWs. Alteração na posição de cultivo das espécies vegetais não alterou as eficiências de remoção de poluentes, mas indicou a importância da forma de arranjo das espécies no desempenho desse sistema.

Palavras-chave : água residuária; consórcio de cultivares; substratos alternativos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )