SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Emprego da farinha e do extrato de frutanos de yacon na elaboração de apresuntadosDesenvolvimento e avaliação de nuggets de frango com substituição parcial de carne e gordura por fibra de ervilha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Food Technology

versão impressa ISSN 1516-7275versão On-line ISSN 1981-6723

Resumo

GUIMARAES, Daniela Helena Pelegrine; SILVA, Fernanda Reis de Souza Rodrigues e  e  LENTHOLA, Nathalia Machado. Iogurte elaborado à base de leite de búfala sabor queijo com geleia de goiaba. Braz. J. Food Technol. [online]. 2015, vol.18, n.1, pp.57-61. ISSN 1981-6723.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-6723.4114.

O presente trabalho teve como objetivo verificar a aplicabilidade do leite de búfala no desenvolvimento de iogurte. O iogurte foi preparado utilizando os seguintes ingredientes: leite de búfala padronizado, leite de vaca, água filtrada e cultura lática. Os leites foram misturados em proporções de 0% de leite de búfala (FI), 50% de leite de búfala (FII), 30% de leite de búfala (FIII), 70% de leite de búfala (FIV) e 100% de leite de búfala (FV). O produto foi submetido a testes sensoriais de aceitação quanto aos atributos cor, textura, aroma e sabor. Com relação aos resultados da análise sensorial, a formulação com 70% de leite de búfala apresentou características organolépticas estatisticamente similares à formulação com 100% de leite de vaca. Sendo assim, a formulação FIII foi utilizada no desenvolvimento do iogurte com sabor queijo acrescido da geleia de goiaba, o qual foi submetido a testes sensoriais de aceitação, cujos resultados mostraram-se satisfatórios, indicando boa aceitação do produto.

Palavras-chave : Laticínios; Leite bubalino; Análise sensorial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )