SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Iogurte elaborado à base de leite de búfala sabor queijo com geleia de goiabaElaboração e avaliação de biscoitos sem glúten a partir de farelo de arroz e farinhas de arroz e de soja índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Food Technology

versão impressa ISSN 1516-7275versão On-line ISSN 1981-6723

Resumo

POLIZER, Yana Jorge et al. Desenvolvimento e avaliação de nuggets de frango com substituição parcial de carne e gordura por fibra de ervilha. Braz. J. Food Technol. [online]. 2015, vol.18, n.1, pp.62-69. ISSN 1981-6723.  https://doi.org/10.1590/1981-6723.4914.

Esse trabalho foi desenvolvido para avaliar nuggets de frango com substituição parcial de carne e gordura por fibra de ervilha. Foram utilizados três tratamentos: Controle (C) – formulação semelhante à comercial; Fibra/ Menos Carne (FMC) - redução de 10% de carne e adição de 2% de fibra de ervilha; e Fibra/ Menos Gordura (FMG) – redução de 10% de gordura e adição de 2% de fibra de ervilha. Os produtos foram caracterizados quanto ao pH, cor objetiva, perfil de textura, perda de peso após a fritura, composição centesimal e avaliação sensorial (teste de aceitação com escala hedônica de nove pontos). O tratamento Controle apresentou menor valor de pH em relação aos tratamentos FMC e FMG (p < 0,05). A avaliação da porcentagem de perdas após a fritura não apresentou diferença (p > 0,05) entre os tratamentos. Quanto à avaliação de textura, a elasticidade e a coesividade não diferiram (p > 0,05) entre os tratamentos, mas o tratamento FMG apresentou maior dureza em relação aos demais (p < 0,05). Em relação à avaliação sensorial, os consumidores não detectaram diferenças (p > 0,05) entre os três tratamentos para o aroma, a textura, o sabor e a aceitabilidade geral. Pode-se concluir que é possível a utilização de fibra de ervilha, como um substituto parcial de carne e gordura em nuggets de frango, sem prejuízos à maioria das características físico-químicas e sem alterações na aceitação sensorial.

Palavras-chave : Produtos cárneos; Aceitação sensorial; Textura; Fibras alimentares.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )