SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Rótulos de barras alimentícias: comportamento do consumidor e veracidade de informações disponíveisComposição mineral em genótipos de batata-doce de polpas coloridas e adequação de consumo para grupos de risco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Food Technology

versão On-line ISSN 1981-6723

Resumo

TAKAHASHI, Hideaki Wilson et al. Manejo da solução nutritiva sobre a qualidade pós-colheita de tomate salada fertirrigado em areia. Braz. J. Food Technol. [online]. 2018, vol.21, e2016144.  Epub 27-Nov-2017. ISSN 1981-6723.  https://doi.org/10.1590/1981-6723.14416.

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de manejos e concentrações da solução nutritiva em fertirrigação, em cultivo protegido, sobre a qualidade pós-colheita de tomate de mesa. Os tratamentos consistiram do manejo da solução nutritiva, tendo como base a condutividade elétrica (CE) e a concentração individual de íons (CI) do lixiviado, nas concentrações iniciais de 1,6 e 3,2 dS m-1. Os frutos foram avaliados quanto aos teores de macrominerais, sólidos solúveis totais (SST), vitamina C, compostos fenólicos totais, flavonoides totais e compostos antioxidantes. Os teores de N, P e S foram maiores no manejo da solução nutritiva com base na CI, independentemente da concentração inicial de íons. Os teores de K e Ca apresentaram efeitos da interação entre a forma de manejo e a concentração de íons, enquanto o teor de Mg não foi influenciado pelos fatores estudados. O teor de vitamina C e a atividade antioxidante foram maiores no manejo da solução com base em CE, enquanto o teor de fenóis e flavonoides foi maior no manejo da solução com base em CI. O tipo de manejo e a concentração da solução nutritiva em fertirrigação afetam a qualidade pós-colheita de frutos de tomate.

Palavras-chave : Lycopersicon esculentum Mill.; Fertirrigação; Minerais; Fenóis; Flavonoides; Antioxidantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )