SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Importância da capacitação no controle da qualidade higiênico-sanitária em saladas de alface servidas em crechesDistribuição alveolar do pão tipo francês usando a mucilagem do taro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Food Technology

versão On-line ISSN 1981-6723

Resumo

PEREIRA, Lívio Antônio Silva et al. Soluções sanitizantes de cinamaldeído para biofilmes de Pseudomonas aeruginosa formados em superfície de aço inoxidável. Braz. J. Food Technol. [online]. 2019, vol.22, e2018144.  Epub 16-Maio-2019. ISSN 1981-6723.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-6723.14418.

Pseudomonas aeruginosa é um patógeno oportunista capaz de formar biofilmes de grande relevância para a microbiologia médica e para a indústria de alimentos. Os constituintes do óleo essencial (OE) têm sido pesquisados ​​como novas alternativas para o controle do biofilme. Neste estudo, o cinamaldeído mostrou-se eficaz como OE contra células planctônicas de cepas de P. aeruginosa (p < 0,05) e foi então utilizado para a preparação de soluções sanitizantes que, por sua vez, foram testadas contra biofilmes de P. aeruginosa formados em superfície de aço inoxidável. Cinamaldeído mostrou atividade antibacteriana contra células sésseis de P. aeruginosa (p < 0,05). Para a estirpe ATCC 9027, foi obtida uma eliminação de células bacterianas viáveis ​​em 100% (5,87 log-redução), após tratamento com a solução 6xMIC (0,06% Concentração Inibitória Mínima). As soluções sanitizantes de cinamaldeído podem ser novas alternativas para o controle dessas comunidades sésseis microbianas na indústria alimentícia.

Palavras-chave : Constituinte de óleo essencial; Solução sanitizante natural; Adesão bacteriana, Biofilme bacteriano; Superfícies industriais; Pseudomonas aeruginosa.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )