SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Previsão de queda de pressão em leitos empacotados com materiais granulares: influência da redução da umidade e velocidade do arTratamento de bagaço de cana-de-açúcar para imobilização de β-glucosidase de soja e aplicação em isoflavonas de soja índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Food Technology

versão On-line ISSN 1981-6723

Resumo

GARCIA, Carla et al. Óleos essenciais no controle de Botrytis cinerea: influência na qualidade pós-colheita de uvas ‘Rubi’. Braz. J. Food Technol. [online]. 2019, vol.22, e2018177.  Epub 17-Out-2019. ISSN 1981-6723.  https://doi.org/10.1590/1981-6723.17718.

Para que ocorra o controle de doenças na pós-colheita de uvas, são utilizados agroquímicos que, apesar de eficientes, podem causar problemas à saúde humana. Neste sentido, o presente trabalho tem o objetivo de verificar o potencial dos compostos voláteis presentes no óleo essencial de pitanga (OEP), guaçatonga (OEG) e melaleuca (OEM) no controle de Botrytis cinerea tanto in vitro quanto inoculados nas bagas de uvas ‘Rubi’, bem como verificar a indução de resistência nesses frutos. Dessa forma, avaliou-se o crescimento micelial do B. cinerea, o controle do mofo cinzento nas uvas ‘Rubi’, a qualidade pós-colheita dessas bagas e a atividade das enzimas polifenoloxidase (PPO), fenilalanina amônio liase (PAL), glucanase (GLU) e quitinase. De acordo com os resultados, observou-se que os compostos voláteis liberados pelos óleos essenciais reduziram os índices de velocidade de crescimento micelial de B. cinerea e da doença do mofo cinzento. Os tratamentos com voláteis de OEP e OEG ativaram mecanismos de indução de resistência desses frutos. Dessa forma, ressalta-se que OEP e OEG liberam compostos que apresentam a capacidade de agir diretamente sobre B. cinerea e também induzem a resistência de uvas ‘Rubi’, reduzindo o mofo cinzento nessas uvas.

Palavras-chave : Polifenoloxidase; Fenilalanina amônio liase; Glucanase; Quitinase.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )