SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Cinética de secagem e propriedades termodinâmicas da polpa de patauá (Oenocarpus bataua Mart.)Concentração de aminoácidos, conteúdo de fenólicos totais e atividade antioxidante em genótipos de feijão-vagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Food Technology

versão On-line ISSN 1981-6723

Resumo

PEREIRA, Lívio Antônio Silva et al. Revestimentos antimicrobianos de zeína plastificados com óleos essenciais de alho e tomilho. Braz. J. Food Technol. [online]. 2019, vol.22, e2018135.  Epub 28-Nov-2019. ISSN 1981-6723.  https://doi.org/10.1590/1981-6723.13518.

Óleos essenciais com propriedades antimicrobianas são amplamente utilizados na indústria de alimentos. Neste estudo, objetivou-se avaliar a influência da mistura de óleos essenciais de alho (Allium sativum) e tomilho (Thymus vulgaris) nas propriedades antimicrobianas e mecânicas de filmes de zeína. Quatro bactérias (Escherichia coli enteropatogênica (EPEC), Listeria monocytogenes, Salmonella Enteritidis e Staphylococcus aureus) relacionadas à contaminação de alimentos foram escolhidas para avaliar as propriedades antimicrobianas. Os resultados mostraram que a mistura de óleos atuou como um plastificante, como confirmado por uma diminuição na temperatura de transição vítrea e pelo Módulo de Young dos filmes. A adição de mistura de óleos também resultou em menor solubilidade e absorção de água. A mistura de óleo 0, 2%, 3% e 5% (v/v) adicionada nos filmes de zeína mostrou atividade inibitória contra todas as bactérias testadas com halos inibitórios entre 6,5 mm até 8,27 mm. Os resultados mostram que o revestimento pode ser aplicado como suporte para aumentar o prazo de validade de produtos alimentares.

Palavras-chave : Revestimentos biopoliméricos; Tecnologia de alimentos; Filmes comestíveis; Bactérias patogênicas; Biomateriais; Conservantes naturais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )