SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Privatização da gestão e organizações sociais na atenção à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Trabalho, Educação e Saúde

versão On-line ISSN 1981-7746

Resumo

GAMARRA, Tatiana Pereira das Neves. Contribuições epistemológicas da ergologia para a regulação em saúde. Trab. educ. saúde [online]. 2014, vol.12, n.3, pp.483-498. ISSN 1981-7746.  https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00001.

A regulação em saúde consiste em uma atividade complexa que compreende diversos instrumentos e estratégias e pode ser dividida em duas dimensões: socioeconômica e gerencial. Este estudo teórico-conceitual busca discutir como os referenciais da abordagem ergológica contribuem epistemologicamente para a regulação em saúde. A ergologia é considerada uma tentativa de compreensão do ir e vir do microcosmo da atividade humana ao macrocosmo da vida social. Tal perspectiva discute o debate de normas e valores e as crises permanentes entre o econômico, o político, o jurídico e a atividade humana que existem na sociedade. Nesse sentido, o presente estudo discute como a abordagem dialética da ergologia, isto é, uma perspectiva que considera que o avanço histórico-social ocorre por meio de oposições, pode contribuir no entendimento da arena de disputas em que se converte a atividade regulatória em saúde, no consequente fortalecimento dos seus objetivos sociais, econômicos e gerenciais e na minimização de seus principais limites.

Palavras-chave : regulamentação governamental; regulação e fiscalização em saúde; conhecimento; ergologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )