SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Contribuições epistemológicas da ergologia para a regulação em saúdeEducação, pesquisa participante e saúde: as ideias de Carlos Rodrigues Brandão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Trabalho, Educação e Saúde

versão On-line ISSN 1981-7746

Resumo

ANDREAZZI, Maria de Fátima Siliansky de  e  BRAVO, Maria Inês Souza. Privatização da gestão e organizações sociais na atenção à saúde. Trab. educ. saúde [online]. 2014, vol.12, n.3, pp.499-518. ISSN 1981-7746.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00019.

Este artigo procura discutir os avanços recentes da contrarreforma do Estado na saúde, particularmente na privatização da gestão para organizações sociais, e ainda apresenta um enfoque teórico explicativo desse fenômeno na atualidade. São investigadas as novas configurações do sistema de saúde brasileiro resultantes das interações entre o Estado e o mercado, mediante a abordagem dos anos que se iniciam no primeiro governo Lula, de 2003 até o presente, e enfoque das organizações sociais sediadas ou atuantes nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. A despeito das expectativas criadas de mudanças substanciais na política econômica e social, o governo Lula manteve elementos importantes dos governos que o precederam a partir dos anos 1990. No plano estadual, o governo Sérgio Cabral Filho priorizou claramente a terceirização. É feita uma análise crítica dos argumentos empregados para impulsionar essa contrarreforma, utilizando-se algumas análises de casos. Ao final, elabora-se uma tese explicativa desse avanço à luz das transformações da base material e da superestrutura política do capitalismo contemporâneo e da formação social brasileira.

Palavras-chave : organizações sociais; contrarreforma do Estado; saúde e mercado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )