SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1INTERDISCIPLINARITY AND TRAINING IN THE COLLECTIVE HEALTH AREAPROFESSIONAL TRAINING AND INTEGRATION WITH THE BASIC HEALTH NETWORK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trabalho, Educação e Saúde

Print version ISSN 1678-1007On-line version ISSN 1981-7746

Abstract

GALVEAS, Eunice Assad; OLIVEIRA, Adauto Emmerich; ESPOSTI, Carolina Dutra Degli  and  SANTOS NETO, Edson Theodoro dos. SINGULARIDADES NO PROCESSO DE TRABALHO ENTRE TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL E CIRURGIÕES-DENTISTAS. Trab. educ. saúde [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.273-292. ISSN 1981-7746.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00091.

Objetivou-se neste estudo compreender a relação entre técnicos em saúde bucal e cirurgiões-dentistas no trabalho e os fatores que podem favorecer ou dificultar essa relação. Para análise da percepção dos técnicos em saúde bucal sobre os possíveis encontros e desencontros da relação no trabalho com os cirurgiões-dentistas, realizou-se um grupo focal com oito desses trabalhadores do Sistema Único de Saúde de municípios da Grande Vitória, Espírito Santo. A análise de conteúdo temática revelou três categorias: Perfil e mercado de trabalho; Condições de trabalho e infraestrutura; e Formação profissional, processo de trabalho e relação interpessoal. A complexidade do trabalho foi evidenciada, dentro do campo de interesses, poder e resistências, envolvendo tanto os técnicos quanto os cirurgiões-dentistas numa matriz geradora de comportamentos. Também existe forte influência do sistema de formação desses trabalhadores, da infraestrutura e das condições de trabalho e do perfil profissional no processo de trabalho da equipe em saúde bucal. Vislumbrou-se na comunicação a mediação, construindo novos encontros. Considera-se que muitos são os entraves para a relação entre técnicos em saúde bucal e cirurgiões-dentistas no trabalho, e vislumbra-se na comunicação a mediação, construindo novos encontros e representando alternativas para profanação do instituído, com superação dos desafios nas relações de poder.

Keywords : pessoal técnico de saúde; odontologia em saúde pública; relações interprofissionais; recursos humanos em odontologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )