SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Prevalence of symptoms of depression among community health workersUndergraduate teaching in primary health care settings: a space for interprofessional teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trabalho, Educação e Saúde

Print version ISSN 1678-1007On-line version ISSN 1981-7746

Abstract

DIAS, Henrique Sant’Anna; LIMA, Luciana Dias de  and  TEIXEIRA, Marcia. De ações pontuais a marco de governo: a medicina na trajetória da política nacional de educação e regulação do trabalho na saúde. Trab. educ. saúde [online]. 2020, vol.18, n.2, e00270101.  Epub June 08, 2020. ISSN 1981-7746.  https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00269.

O artigo tem como objetivo analisar a trajetória da política nacional de educação e regulação do trabalho na saúde, considerando a institucionalidade e formas de incorporação da medicina no percurso da política, de 2003 a 2015. O estudo se baseou em contribuições do institucionalismo histórico, envolvendo análise de documentos legais e normativos, entrevistas com atores estatais e dados do financiamento federal da política. Cinco momentos foram identificados com base no contexto político-institucional, nas iniciativas governamentais e na inserção da medicina nas agendas de governo. A ênfase na profissão médica evoluiu de ações pontuais à condição de marco governamental, no contexto de perda de espaço da agenda do trabalho em saúde e priorização crescente das ações de educação, associada a ganhos de institucionalidade e mudanças no financiamento. O Programa Mais Médicos resultou da dinâmica da trajetória percorrida, com avanços na formação e no provimento de médicos no Sistema Único de Saúde. Permanecem, entretanto, desafios quanto às relações precárias de trabalho, à privatização do ensino médico e à regulação profissional que considere o exercício da medicina no setor privado.

Keywords : recursos humanos em saúde; medicina; política pública de saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )