SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3COVID-19 macabre nightmare in Brazil: between denials and ravingsCoronavirus, the teacher of the catastrophe: lessons learnt about Public Health System and the relationship between public and private sectors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trabalho, Educação e Saúde

Print version ISSN 1678-1007On-line version ISSN 1981-7746

Abstract

SANTOS, José Alcides Figueiredo. Covid-19, causas fundamentais,classe social e território. Trab. educ. saúde [online]. 2020, vol.18, n.3, e00280112.  Epub May 29, 2020. ISSN 1981-7746.  https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00280.

A teoria que considera as condições sociais como causas fundamentais da saúde, em articulação com as noções de classe social e território, é usada em reflexões acerca da trajetória e da distribuição dos efeitos da pandemia da Covid-19 no país. Parte-se de sínteses teóricas, abordagens e evidências de trabalhos do autor sobre desigualdade de saúde no Brasil. Entende-se que o ‘meio social’, de natureza relacional e estruturada, afeta a propagação e a distribuição da doença entre os grupos. As diferenças de classe em circunstâncias de trabalho, localização e moradia são referidas. No tocante às diferenças sociais no risco de desenlace fatal da doença, são consideradas a distribuição prévia de condições adversas e as diferenças no modo como as instituições de saúde processam as pessoas. Como proposto pela teoria, as desigualdades de recursos, informações, disposições e capacidade estariam afetando a distribuição social dos efeitos da pandemia no Brasil.

Keywords : Covid-19; desigualdade de saúde; classe social; território; causas fundamentais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )