SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Representações sociais de profissionais de emergência sobre prevenção de readmissões hospitalares por tentativa de suicídioProcesso educativo do núcleo ampliado de saúde da família na atenção à hipertensão e diabetes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Trabalho, Educação e Saúde

versão impressa ISSN 1678-1007versão On-line ISSN 1981-7746

Resumo

OLIVEIRA, Victor José Machado de  e  GOMES, Ivan Marcelo. A saúde nos currículos de educação física em uma universidade pública. Trab. educ. saúde [online]. 2020, vol.18, n.3, e00294126.  Epub 06-Jul-2020. ISSN 1981-7746.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00294.

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa realizada de 2016 a 2018 que procurou investigar as configurações atuais do tema da saúde nos currículos de formação em educação física de uma universidade pública no Espírito Santo. A pesquisa contou com análise documental dos projetos pedagógicos de curso (licenciatura e bacharelado) e entrevistas semiestruturadas com sete professores que participaram das reformulações curriculares desses cursos. As análises tiveram base na teoria da estruturação de Anthony Giddens, com a qual se ressaltaram a relação agente-estrutura e a reprodução/mudanças institucionais. Observou-se que as configurações atuais do tema da saúde se vinculam, majoritariamente, às ciências naturais e biológicas (com maior evidência no curso de bacharelado) e, em menor grau, às ciências sociais e humanas/saúde coletiva (com incidência em ambos os cursos). Destaca-se o desafio de conferir maior presença das ciências sociais e humanas/saúde coletiva nos currículos de formação, uma vez que a educação física tem sido requisitada, cada vez mais, a atuar em equipes multidisciplinares e em projetos ancorados em políticas de saúde ampliadas.

Palavras-chave : saúde; capacitação de recursos humanos em saúde; currículo; educação superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )