SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número3Avaliação da auto percepção da saúde bucal utilizando prótese overdenture mandibular em saúde públicaConhecimento, percepção de risco e atitudes de acadêmicos de Odontologia sobre HIV/AIDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versão impressa ISSN 0103-6971versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

ROJAS, Gabriela Christiel Soto et al. Indicadores de saúde bucal como instrumento na organização da demanda. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2015, vol.63, n.3, pp.283-290. ISSN 1981-8637.  https://doi.org/10.1590/1981-8637201500032000052948.

Objetivo:

Analisar a influência de dois modelos de organização do atendimento odontológico clínico em indicadores de saúde bucal para as Equipes de Saúde Bucal.

Métodos:

Dez Unidades de Saúde da Família (USF) localizadas em Piracicaba foram escolhidas aleatoriamente. Cinco Unidades com modelo de demanda espontânea e 5 Unidades com modelo de demanda organizada em Saúde Bucal. Dados secundários da produção odontológica ambulatorial foram coletados a partir do sistema de informação, de fevereiro a setembro de 2013. Depois foram organizados em indicadores: a) acesso; b) resolutividade; c) razão de urgência odontológica; d) procedimentos clínicos individuais preventivos e curativos e) razão de exodontias por procedimentos clínicos individuais preventivos e curativos f) razão de exodontias por habitante g) média de escovação dental supervisionada. Os dados foram comparados e analisados estatisticamente através do BioStat 5.0 através da aplicação do teste t de Student (p ≤0,05).

Resultados:

Houve diferenças significativas nos indicadores de razão de urgências, razão de exodontia por procedimentos clínicos e razão de exodontias por habitante, sendo estes valores maiores no modelo da demanda espontânea.

Conclusão:

O modelo de organização da demanda odontológica adotado pelas Equipes de Saúde Bucal interfere na procura de urgências odontológicas e razão de exodontias.

Palavras-chave : Serviços de saúde bucal; Acesso aos serviços de saúde; Indicadores básicos de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )