SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67Factors associated with gingival bleeding in adolescentsDo Dentistry and physical education students know the importance of mouthguard usage in sports practice? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

Print version ISSN 0103-6971On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

BASTIANINI, Mariana Esperendi et al. Cárie-dentária em pré-escolares: efeitos das desigualdades sociais e impactos de projeto de extensão universitária. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2019, vol.67, e20190037.  Epub Sep 12, 2019. ISSN 1981-8637.  https://doi.org/10.1590/1981-86372019000373632.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência da cárie dentária em pré-escolares de escola pública e privada, avaliando sua associação a fatores socioeconômicos e impactos projeto de extensão universitária.

Métodos

Foram examinados pré-escolares de 5 anos, alocados em 3 grupos: G1 - crianças de colégio privado, sem projeto preventivo em saúde bucal; G2 - crianças de ensino público também sem cuidados preventivos regulares; G3 - pré-escolares de ensino público que recebem cuidados preventivos através de projeto de extensão universitária. As crianças foram examinadas para aferição do índice ceo-d e seus responsáveis foram entrevistados para verificação de fatores socioeconômicos. Para análise dos dados foi utilizado o teste de Fisher e o teste Qui-quadrado

Resultados

A escola referente ao G1 mostrou melhores condições socioeconômicas e bucais, comparada com os grupos G2 e G3. A escolaridade dos pais esteve associada à presença de doença nos filhos, porém, a renda não demonstrou associação.

Conclusão

A cárie dentária foi mais prevalente no grupo com piores indicadores socioeconômicos, e apesar do projeto de extensão universitária em saúde bucal estar presente em uma das situações ele não foi capaz de superar as desigualdades em saúde.

Keywords : Cárie dentária; Pré-escolar; Iniquidade social; Fatores socioeconômicos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )