SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número25Marcos históricos do talk show no Brasil: uma análise dos programas Globo Gente e Jô Soares Onze e MeiaO paradigma 'Jornalismo Digital em Base de Dados': modos de narrar, formatos e visualização para conteúdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Galáxia (São Paulo)

versão On-line ISSN 1982-2553

Resumo

GUIMARAES, Denise Azevedo Duarte. Economia afetiva e capital emocional em cena: o star system hollywoodiano revisitado em comerciais de perfumes na TV. Galáxia (São Paulo) [online]. 2013, vol.13, n.25, pp.135-151. ISSN 1982-2553.  https://doi.org/10.1590/S1982-25532013000200012.

O artigo examina recentes comerciais televisivos de perfumes, dirigidos por três renomados cineastas, com ênfase nos modos de representação das imagens femininas e nos recursos estilísticos bastante similares. Abordam-se a evocação da ilusão cênica típica do cinema e as glamorosas imagens das "divas", já cultivadas pelo star system, em meados do século XX. O texto também aponta as estratégias persuasivas comuns aos três produtos audiovisuais; numa retórica que gira em torno de objetos do desejo e do status, com apelos ao luxo, aos prazeres e às sensações exacerbadas, construídos como polos de identificação para mulheres contemporâneas.

Palavras-chave : cinema; televisão; publicidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons