SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número26Questões para pensar campanhas de cerveja e seus processos de midiatização: regulação e regulamentaçãoO caso Hope: sensualidade feminina na vida doméstica e na vida pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Galáxia (São Paulo)

versão On-line ISSN 1982-2553

Resumo

SANTOS, Tarcyanie Cajueiro. Publicidade e consumo responsável. Galáxia (São Paulo) [online]. 2013, vol.13, n.26, pp.201-213. ISSN 1982-2553.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-25532013000300016.

Da perspectiva sociocultural, a sociedade pautada nos valores do consumo para a conformação das subjetividades se tornou o grande eixo de sentido da vida social. Na publicidade contemporânea, há uma crescente preocupação com o homem e a responsabilização que este passou a ter sobre si próprio e o seu entorno, expressa através de termos como consumo "responsável", ou "sustentável". Ao levar em conta esses dois aspectos, o presente artigo busca refletir sobre as transformações no discurso publicitário e suas relações com o contexto sociocultural. Para tanto, utiliza a metodologia baseada na análise de discurso dos anúncios inspirada em Foucault a partir das noções de biopolítica e de dispositivo desse autor.

Palavras-chave : consumo responsável; subjetividades; publicidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons