SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número26A realidade construída pela produção documental participativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Galáxia (São Paulo)

versão On-line ISSN 1982-2553

Resumo

RECUERO, Raquel  e  SOARES, Pricilla. Violência simbólica e redes sociais no facebook: o caso da fanpage "Diva Depressão". Galáxia (São Paulo) [online]. 2013, vol.13, n.26, pp.239-254. ISSN 1982-2553.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-25532013000300019.

O presente artigo foca a violência simbólica e sua propagação através do discurso em sites de rede social. O objetivo é discutir os mecanismos através dos quais o estigma social é exposto e reforçado no Facebook, através do conteúdo publicado por fanpages humorísticas. Para trazer evidências para esta discussão, apresentamos dados de uma fanpage popular, "Diva Depressão" e analisamos três postagens e seus comentários através da Análise do Discurso Mediado pelo Computador (CMDA). Os resultados apontam para evidências de que tanto o conteúdo das páginas quanto as interações (comentários, curtidas e compartilhamentos) reforçam e naturalizam o estigma.

Palavras-chave : violência simbólica; estigma; redes sociais na internet; Facebook; análise do discurso mediado por computador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons