SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Os framings da violência sexual infanto-juvenil em webnotícias: estudo de caso no G1 e Folha.comWi-fi na Floresta Negra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Galáxia (São Paulo)

versão impressa ISSN 1519-311Xversão On-line ISSN 1982-2553

Resumo

COELHO, Maria das Graças Pinto  e  LEMOS, Daniel Dantas. #Rolezinhos: Análise de redes sociais e construção de sentidos no discurso de tuiteiros acerca do #Protestodos Pintas em Natal (RN). Galáxia (São Paulo) [online]. 2015, n.30, pp.162-177. ISSN 1982-2553.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542015220586.

Este artigo apresenta resultados alcançados por pesquisa desenvolvida a partir da análise das manifestações no Twitter acerca do #ProtestodosPintas, ocorrido em Natal (RN) em 21 dezembro de 2013. A pesquisa constatou que os sentidos construídos nas redes sociais da Internet acerca do #ProtestodosPintas foram negativos, com a rede se articulando em torno dos perfis @tribunadonorte e @BlogdoBG. As interações nas redes sociais analisadas acerca do #ProtestodosPintas se deram estimulando um imaginário social sem identidade política em que o desejo de reconhecimento dos jovens das classes populares foi classificado como expressão de violência e de barbárie. Os 340 tweets coletados foram analisados a partir das ferramentas propostas pelas teorias de análise de redes sociais assim como os enunciados, que foram analisados a partir dos pressupostos da análise do discurso.

Palavras-chave : sociabilidade; análise de redes sociais; análise do discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )