SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Wi-fi na Floresta NegraA crise do capitalismo como crise de subjetividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Galáxia (São Paulo)

versão impressa ISSN 1519-311Xversão On-line ISSN 1982-2553

Resumo

TRENTO, Francisco Beltrame. Sobre a urgência do pensamento de Michel Foucault. Galáxia (São Paulo) [online]. 2015, n.30, pp.185-190. ISSN 1982-2553.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542015202.

Em Introdução à analítica do poder de Michel Foucault, João Paulo Ayub procura mostrar como o conceito de poder perpassa quase toda a produção bibliográfica do filósofo francês, indo da fase arqueológica e dos estudos sobre as discursividades, às genealogias e aos complexos dispositivos de poder, que sempre estão articulados em redes e não estáticos como se queriam as teorias que viam o Estado e as instituições como "detentoras" do poder. Em uma última fase, encerrada precocemente, Foucault deu início aos estudos sobre os processos de subjetivação, em um retorno à ética grega, discutindo como os indivíduos agem sobre si mesmos através de um "cuidado de si". Ayub ainda destrincha algumas das principais críticas ao método foucaultiano, em especial àquelas feitas por Jürgen Habermas e João Guilherme Merquior.

Palavras-chave : Michel Foucault; poder; dispositivos de poder; processos de subjetivação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )