SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32O conceito de ideologia na teoria do jornalismo de Adelmo Genro FilhoDever e prazer no casamento-empresa:transações regulares de controle do amor segundo a Igreja Universal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Galáxia (São Paulo)

versão impressa ISSN 1519-311Xversão On-line ISSN 1982-2553

Resumo

MEDEIROS, Gutemberg. 100 anos de Atlantida: continente de letras de Brasil e Portugal. Galáxia (São Paulo) [online]. 2016, n.32, pp.163-175. ISSN 1982-2553.  https://doi.org/10.1590/1982-25542016223462.

O presente trabalho visa estabelecer uma análise de um dos mais arrojados empreendimentos editoriais verificados no início da implantação do moderno jornalismo informativo de matrizes norte-americana e francesa. A revista "Atlantida: mensario artistico, literario e social para Portugal e Brazil" foi um projeto editado por dois entre os principais jornalistas de ambos os países, João do Rio e João de Barros (1915 a 1920), sob o patrocínio dos respectivos governos. Este texto levanta elementos da história da imprensa e da cultura e dos meios de comunicação do início do século XX. Nesse período, como o jornalismo diário dá uma guinada priorizando o aspecto mais informativo, as revistas emergem como espaço também dedicado a veicular opinião e outros objetos. Como experiência e inovação metodológicas, da historiografia nacional e internacional especificamente na história da imprensa, história da cultura e dos meios de comunicação se inter-relacionam. A revista se insere em profunda discussão sobre a identidade nacional brasileira, especialmente em resposta ao antilusitanismo crescente que alcança clímax em 1922. Para tanto, descrevemos elementos constitutivos da revista em relação ao seu momento histórico.

Palavras-chave : revista Atlantida; João do Rio; João de Barros; história do jornalismo; identidade nacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )