SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Paul Ricoeur e a narrativa além do gênero discursivoA tensão como potência para teorizar a comunicação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Galáxia (São Paulo)

versão impressa ISSN 1519-311Xversão On-line ISSN 1982-2553

Resumo

OLIVEIRA, Luciana de; FIGUEROA, Júlio Vitorino  e  ALTIVO, Bárbara Regina. Pensar a comunicação intermundos: fóruns cosmopolíticos e diálogos interepistêmicos. Galáxia (São Paulo) [online]. 2021, n.46, e47910.  Epub 09-Abr-2021. ISSN 1982-2553.  https://doi.org/10.1590/1982-2553202147910.

O artigo apresenta um diagnóstico e uma plataforma teórico-metodológica. O diagnóstico busca dar conta da apartada relação entre os estudos de comunicação e os saberes-fazeres de populações tradicionais no Brasil, sublinhando as mútuo-exclusivas relações entre Tradição e Modernidade, constituidoras do campo da comunicação social. Segue-se então um esforço de articulação entre duas matrizes filosóficas, decolonialidade e cosmopolítica, do qual emergem duas proposições articuladas como uma plataforma para pensar a comunicação intermundos: 1) a de fórum cosmopolítico que busca enfrentar a dicotomia Natureza X Cultura em face da aproximação etnográfica com outras formas de vida e suas pragmáticas; 2) a de diálogo interepistêmico, que, por via histórica de longa duração, reconhece as diferenças culturais e as formas remanescentes do colonialismo do ponto de vista epistemológico, enfrentando a dicotomia Sujeito X Objeto pela via da interculturalidade.

Palavras-chave : epistemologia da comunicação; fóruns cosmopolíticos; diá- logos interepistêmicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )